Diário da Região
TEATRO INFANTIL

Festival ‘Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato’ celebra 20 anos com edição especial em 2027

Evento referência no teatro infantil brasileiro adia celebração de duas décadas para preparar edição comemorativa ainda mais robusta

por Salomão Boaventura
Publicado em 07/01/2026 às 11:42Atualizado em 07/01/2026 às 14:43
O Espaço Fábrica de Sonhos é um dos locais de apresentações da 20ª edição do festival (Victor Natureza/Divulgação)
Galeria
O Espaço Fábrica de Sonhos é um dos locais de apresentações da 20ª edição do festival (Victor Natureza/Divulgação)
Ouvir matéria

Vinte anos não se comemoram de qualquer jeito. Pensando nisso, a 20ª edição do Festival “Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato”, um dos mais importantes eventos dedicados ao teatro infantil no País, será realizada em janeiro de 2027, em Rio Preto. A mudança no calendário permite que a edição comemorativa aconteça com o fôlego, o cuidado e a dimensão que a trajetória do festival pede — e merece.

Criado em 2004 pelos artistas rio-pretenses Drica Sanches e Guido Caratori, fundadores da Cia. Fábrica de Sonhos, o festival chega às duas décadas como uma das iniciativas culturais mais longevas da região e referência nacional na apresentação, discussão e experimentação de linguagens contemporâneas voltadas ao público infantil. O projeto foi contemplado no Edital Fomento CULTSP–PROAC nº 09/2025 – Economia Criativa: Fomento a Mostras, Festivais e Eventos, reconhecimento que reforça sua relevância artística e institucional.

“Ao todo, 756 projetos foram inscritos na Modalidade I do edital, dos quais apenas 20 foram selecionados, evidenciando a relevância e a consistência artística da proposta. Apesar da aprovação, a edição comemorativa não poderá ser realizada em janeiro de 2026 em razão dos prazos e trâmites legais necessários para a efetiva execução do projeto, ficando sua realização programada para janeiro de 2027”, diz Drica Sanches.

Ao longo de sua história, o Festival “Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato” passou por transformações de formato, conteúdo e conceito, sempre atento às mudanças da produção teatral infantil e às demandas do público. Em média, cada edição reuniu mais de 10 mil espectadores, além de estabelecer pontes duradouras com marcas e instituições que acreditam no poder transformador da arte desde a infância.

A edição comemorativa já nasce com programação robusta e diversa. “A programação contará com 20 apresentações teatrais presenciais e 20 atividades formativas em formato de podcast, além do lançamento de uma revista virtual, uma exposição fotográfica e a produção de um vídeo-documento com registros das edições anteriores. As atividades acontecerão ao longo de 10 dias, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, no Teatro do Centro Cultural Sesi, no Espaço Fábrica de Sonhos e em espaços públicos da cidade”, ressalta Drica.

Totalmente gratuita, a programação terá recursos de acessibilidade física e comunicacional, com espaços adaptados para pessoas com deficiência, interpretação em Libras e audiodescrição, reforçando o compromisso do festival com o acesso democrático à cultura.

Para marcar a data simbólica, a curadoria convidará 20 coletivos teatrais que já passaram pelo festival ao longo de sua história. A seleção dos espetáculos ficará a cargo de Guido Caratori e Eduardo Catanozi, que assinam a curadoria desta edição especial, considerando a relevância artística e o alinhamento conceitual com o projeto.

As atividades formativas, realizadas em formato de podcast, contarão com a participação dos grupos teatrais, da curadoria e do crítico Dib Carneiro Neto, responsável por análises técnicas e artísticas dos espetáculos, além da produção de críticas escritas que serão publicadas no site www.pecinhaeavovozinha.com.br.

Com tempo, memória e maturidade, o festival transforma o adiamento em virtude: janeiro de 2027 se anuncia como um reencontro à altura de tudo o que foi construído ao longo de duas décadas de cena, infância e imaginação.